terça-feira, 18 de outubro de 2011

SOL DE IPANEMA

     Sou um apaixonado pela praia de Ipanema na zona sul de Porto Alegre, onde moro. Gosto de observar cada detalhe da areia, da água, do céu e do Sol que dá o colorido mágico em todas as coisas. Um dia nunca é igual ao outro, neste caso não posso deixar de registrar a mudança que ocorre na medida que as estações marcam sua passagem. Um olhar lá e outro acolá, um click aqui e outro ali, e é sempre uma surpresa na hora de vê-las no computador.
     Além do mais, poder caminhar no calçadão de Ipanema é sempre uma terapia a mais, os pássaros estão frequentemente sobrevoando as figueiras e cinamomos com seus cantos alegres e nesta época de primavera, mais ainda.
























segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OLHAR INTERIOR



OLHAR PARA DENTRO
Mooji
no Brasil


Você continua a se imaginar como algo que pode ser trabalhado, que pode ser melhorado. Como um carro, ou algo assim, que você pode consertar e fazê-lo funcionar melhor.

Mas você não é isso, por mais íntimo que isso possa parecer.

E eu sei quanto estranho estas palavras podem parecer para vocês.

Porque nós estamos falando do seu apego mais querido.
Isso (corpo). Não é uma maldição contra isso. (corpo)

O corpo é como uma roupa virtual que a consciência veste para que ela possa ter o sabor das experiências.

Isso é muito importante.
Sem este corpo a consciência não pode experimentar.

Mas o corpo não é a Consciência.

Depois eu vou dizer algo que vai confundir vocês.
Vou dizer que o corpo também é Consciência.

Mas Aquilo que percebe este corpo-consciência, isso não tem corpo.

E está aqui agora.

Parem de tentar imaginar isso.
Tudo o que vocês imaginam está errado.

Porque isso é sem forma.

Está tudo bem que sua mente lute contra isso.

Dê permissão completa para que sua mente lute contra isso.

Mas não se identifique com esta luta.

E vocês descobrirão que, mesmo quando a mente luta, se não há identificação com a mente, a mente poderá lutar dentro da paz que você é.

E quem será o maior, o mais alto?

É possível que a mente possa estar tremendo

E a sua paz não perturbada?

Isso vocês têm que descobrir.


FONTE: http://groups.google.com.br/group/luz-cosmica

Mooji - Tudo acontece na sua cabeça

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ÊXODO URBANO

        A humanidade está na beira de um grande colapso, poluindo e modificando os elementos naturais do planeta Terra, o homem prossegue em sua marcha de destruição em nome de um pretenso progresso. O lixo é o resultado desta falsa cultura, consumista e reciclatória. O certo seria reciclar a mentalidade desta sociedade, normótica, doente e descomprometida com a evolução de todos os seres vivos. Estamos vivendo o fim do caminho, cidades entupidas de intoxicados visuais e auditivos de uma mídia massiva e condicionadora, gerando multidões de impensantes passivos que seguem a programação de obediência e domesticação social.
     A educação somente não é o suficiente, o ser humano precisa de uma re-avaliação existencial, uma re-evolução, abolir o controle e sair da prisão do sistema. Devemos fazer o caminho inverso, o êxodo urbano, valorizando a terra, a água, o ar e todas as forças renovadoras da natureza.


domingo, 31 de julho de 2011

NATUREZA, FONTE ETERNA DE VIDA

     Muitas pessoas no decorrer da história utilizaram a natureza como base essencial do desenvolvimento dos seus pensamentos. Epicuro defendia  a liberdade e a tranquilidade do espírito, através de uma vida simples e modesta junto a natureza. A filosofia era o meio para iluminar o ser humano e alcançar a felicidade. Para Epicuro a amizade era um dos maiores prazeres da vida, por isso vivia em comunidade com os amigos e discípulos.










sexta-feira, 29 de julho de 2011

O JARDIM DE EPICURO

       Ainda falando sobre jardins... lembrei-me da Escola Epicurista que se chamava O Jardim. Apesar de muitos até hoje o considerarem um hedonista, sem um conhecimento maior, Epicuro falava sobre o prazer do sábio, voltado para a quietude da mente e o equilíbrio das emoções. A filosofia do ateniense Epicuro na minha opinião se aproximava, um tanto quanto, ao budismo uma vez que buscava sempre a justa combinação "caminho do meio" entre o prazer (ataraxia) e o sofrimento (aponia).




quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SOBRE JARDINS






"Deus Todo-Poderoso foi quem primeiro plantou um jardim. Na verdade, plantar jardins é o mais puro dos prazeres humanos, isto é, aquele que constitui maior repouso para o espírito do homem; sem jardins, edifícios e palácios não passam de construções grosseiras; e vemos sempre que, .à medida que os tempos desabrocham para a civilização e para a elegância, os homens se preocupam em construir edifícios grandiosos e a jardinar delicadamente, como se a jardinagem fosse o complemento máximo da perfeição. Eu deduzo da maneira como estão ordenados os jardins reais, os quais devem ser jardins para todos os meses do ano, durante os quais, frequentemente, belas flores devem então estar no seu tempo." Francis Bacon



  Gostei muito deste texto, pois penso que há uma simplicidade e uma energia na natureza que nos rejuvenesce, voltamos no tempo e nos sentimos crianças, queremos brincar nas árvores e correr no mato, não há nada melhor que deitar e rolar na relva. Sentar e contemplar nos jardins que a própria natureza produziu, absorver o aroma das plantas silvestres ouvindo o canto dos pássaros... o ócio me faz filosofar com os jardins.




Fotos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em 2007.